quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Estado X Igreja - Parte 1

     Dias conturbados. O Brasil parece mergulhar em uma tensão social sem precedentes por conta de disputas ligadas à religião, com crescimento de fundamentalismos e intolerância.

           Gritos de "viva Jesus Cristo" e um Pai-Nosso generalizado marcaram uma conturbada sessão da Câmara em junho, logo depois da realização da Parada Gay de São Paulo.

Dias depois, uma menina de 11 anos foi apedrejada ao sair de um culto de candomblé, no Rio de Janeiro. Pouco antes, um deputado propôs emenda constitucional alterando o texto que diz que "todo poder emana do povo" para declarar que "todo o poder emana de Deus".

O Estado, que deveria ser laico, livre de qualquer influência de religiões, está cercado de forças conservadoras prontas para transformar o país em uma teocracia - denunciam vozes exaltadas. "Cristofobia" - reagem os que se dizem alvos de preconceito.

A verdade, como sempre, está perdida em algum lugar no meio do debate. Sete pesquisadores de política e religião ouvidos pelo UOL explicam que nem tudo é tão radical quanto parece. O Brasil, na verdade, é um exemplo mundial em termos de liberdade religiosa, com ligação histórica entre igreja e Estado. Por mais que a exaltação de ânimos religiosos e seculares exista, incorpora uma disputa que envolve luta por espaço político, poder e, claro, dinheiro.

Estamos com certeza chegando em breve ao colapso do que se diz “Estado Laico”.

Estejamos em oração.

Pr. Dinei Morais

Igreja Ágape de Atibaia

Fonte: http://noticias.uol.com.br/especiais/laico-gracas-a-deus.htm#tematico/2


Nenhum comentário:

Postar um comentário